RSS

Emissões de dióxido de carbono.


          Atualmente o acontecimento global é pauta em grande parte dos eventos relacionados com meio ambiente e clima, isto por conta das constatações feitas pelo IPCC/ONU, que prevê grandes mudanças no clima mundial, e coloca a culpa dessas mudanças no modo de consumo de energias fósseis, que liberam os gases de efeito estufa (GEEs), entre eles aquele que estamos analisando neste trabalho, o dióxido de carbono.

           Cabe aqui colocar o porquê os gases emitidos naturalmente ou pela ação antrópica são causadores do efeito estufa. Como diz Molion (2008), o sol nossa fonte primaria de energia nos envia radiação de ondas curtas (ROC), parte dessa radiação não é absorvida e é enviada para o espaço, o chamado albedo. Uma parte de ROC é absorvida pela superfície e depois devolvida para a atmosfera em radiação de ondas longas (ROL) que é absorvida pelos gases que a atmosfera contém.
          Desta forma quanto mais gases a atmosfera possuir mais acentuado será o efeito estufa. Por esse motivo que se discute tanto as emissões de gases para a atmosfera, e as emissões antrópicas de GEEs tem aumentado desde a 1ª Revolução Industrial, onde começa a se usar fontes de energias fósseis que ao serem queimadas, emitem GEEs, o principal deles e o dióxido de carbono, que depois do vapor d’água e o gás mais abundante na atmosfera.

Referencias:
Fonte: http://www.hierophant.com.br/arcano/posts/view/Anderson/582 Acesso em 20 de jun de 2012.
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/dioxido_de_carbono.htm Acesso em 20 de jun de 2012.
http://www.lucema.com.br/index.php/noticias/50-riscos-da-agua-poluida.html Acesso em 20 de jun de 2012
http://www.lcqar.ufsc.br/site/data/_uploaded/file/Controle%20de%20Polui%C3%A7%C3%A3o%20Atmosf%C3%A9rica/Capitulo%209%20Ar%20Interno.pdf Acesso em 20 de jun de 2012


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS