RSS

A agricultura sob o modo capitalista de produção


O processo de desenvolvimento do modo capitalista de produção tem necessariamente que ter entendido no seio das realidades históricas concretas, ou seja,  no seio da formação econômico-social capitalista. O modo capitalista de produção não esta circunscrito de mercadorias por dinheiro e, obviamente de dinheiro por mercadorias.
Neste momento o valor está na produção que a mais valia é gerada. Entretanto sua real circulação só se dá no momento que o capitalista converte  a mercadoria em dinheiro, e portanto apropria-se da mais valia, que é o trabalho social não pago. A primeira etapa do desenvolvimento do capitalismo não foi necessariamente uma etapa em que predominaram as relações capitalistas de produção, mais sim uma etapa principalmente de produção de mercadorias. A circulação de tal mercadoria esta subordinada a produção, ora a produção esta subordinada a circulação.
Com o desenvolvimento industrial e o conseqüente crescimento das cidades, a agricultura foi-se transformando, adaptando-se. De modo geral ela  desenvolveu-se de duas formas: uma onde existia a agricultura especificamente capitalista, baseada no trabalho assalariado e nos arrendamentos e a outra agricultura, baseada na articulação com as formas de produção não capitalistas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS