RSS

O que é Geomorfologia?

Ao perguntarmos para pessoas de várias idades e locais, geralmente dizem como o estudo de rochas ou até mesmo estudo da terra.Sim, trata-se de uma ciência desconhecida por muitas pessoas, os que podem dar respostas mais claras são os estudantes dos cursos de Geologia, Geografia e de repente até Biologia.
Geomorfologia é a ciência que estuda a gênese e a evolução das formas de relevo sobre a superfície da Terra, onde estas formas são resultantes dos processos atuais e pretéritos ocorridos nos litotipos existentes (CHRISTOFOLETTI, 1980). Os processos ou fatores que definem esta evolução podem ser exógenos ou modeladores (climas antigos e atuais, vegetação e solos) e endógenos ou formadores de relevo (tectônica e a geologia).
A interação entre estes dois fatores torna-se muito importante, devido ao fato que em locais onde os litotipos (geologia) são mais resistentes o relevo tende a ser mais preservado em virtude das limitações impostas por estes aos agentes modeladores.
A Geomorfologia estuda o passado para compreender o presente. A Geologia faz exatamente o inverso. A Geomorfologia procura explicar as formas atuais de relevo, que podem ser facilmente divisadas na paisagem, por sua gênese, por seu passado, às vezes muito distante. Porém, a exemplo da Geologia, a Geomorfologia não pode avançar, a não ser a partir de uma raciocínio analógico, que parte do presente.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS