RSS

A erosão e o transporte

A erosão e o transporte de material pelas águias de escoamento superficial se processam por suspensão, rolamento e saltação. O depósito do material detrítico e do dissolvido ocorre de modo seletivo. Quando as águas atingirem aos setores dos vales de menor inclinação, aproximando-se dos chamados níveis de base, onde ocorrem os processos de sedimentação, primeiro são depositados os materiais mais grosseiros e pesados, depois os finos e leves.
Exemplo de erosão

-A ação das águas pluviais e fluviais é marcante nos ambientes de climas temperados e tropicais, onde a água é mais abundante. O relevo nessas áreas tende a ter muitos canais de drenagem e suas formas, tanto nas áreas serranas como nos planaltos e depressões, são de topos arredondados ou topos convexizados.
-A ação da água no estado sólido- o gelo- atua mecanicamente, tanto no processo de alteração da rocha, quanto no de transporte, nas altas montanhas e nas latitudes mais próximas dos pólos. As sucessivas alternâncias congelamento/degelo, com expansão e concentração de volume da água existente nos poros e fraturas das rochas, leva a fragmentação do solo.
-A ação do gelo nos relevos altos está marcada por rebaixamentos circulares ou semicirculares chamados circos. Desses pontos desenvolvem-se vales por onde o gelo e a neve se escoam, provocando erosão e transportando material do solo e rocha de modo não selecionado. Os vales glaciais em forma de U terminam nas partes baixas do terreno, onde as línguas das geleiras depositam, em forma de pequenos montes, as areias, os seixos e o material fno. Esses montes baixos são as morainas.A paisagem de deposição glacial é uma associação de morainas ao lado de uma grande quantidade de pequenos e grandes lagos.

-A erosão mecânica dos ventos é atuante nos litorais baixos como praias arenosas e nos ambientes climáticos áridos e semi-áridos. Nestes últimos, verifica-se a ação combinada da falta de água com grande variação térmica diurno- noturna e o vento exerce importante papel de desgaste e transporte de detritos sólidos.

FONTE: ROSS, J.L.S. Geografia do Brasil. 5.ed.São Paulo:Edusp.2009.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS