RSS

Teoria Piagetiana

Piaget desenvolveu quatro períodos de relacionamento com a realidade que o indivíduo possui e são eles:
            * 1º período: Sensório-motor (0 à 2 anos) - Nesse período a criança sai de um universo caótico, no qual ela possui apenas  movimentos de reflexo, para uma situação onde ela já começa a se entender como agente e paciente dos eventos que nela ocorrem.

            *  2º Período: Pré-operatório (2 à 7 anos) - A marca da passagem para esse período é a dominação da linguagem por parte da criança, isso demonstra que ela já possui alguma organização mental, no entanto a característica fundamental dessa fase é o egocentrismo, no qual a criança não consegue imaginar nenhuma realidade na qual ela não esteja inserida, evidenciando assim que apesar de dominar a linguagem a criança ainda não possui plena coordenação mental.

            *  3º Período : Período de operações concretas (7 à 12 anos) - Neste período além de perder aula característica egocentrista, a criança também adquire a interiorização do raciocínio, ou seja , ela consegue responder a perguntas sem ter que coloca-las em prática que era uma característica do período sensório-motor.


            * 4º Período: Período das operações formais (mais de 12 anos) - É nesta fase que o individuo obterá o seu equilíbrio, Piaget coloca que esta é a fase final do processo de aprendizagem da criança, onde ele formará suas próprias opiniões sobre a realidade em que vive e contesta-las, isso não quer dizer que haverá uma estagnação na aprendizagem do sujeito, porém esta fase irá formar grande parte do que ele será na vida adulta.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS