RSS

Erosão

Erosão: Existem dois tipos, a natural e a acelerada que é ocasionada pelo homem.


A erosão natural: Tem lugar constantemente; a desintegração de montanhas, outeiros, etc, causadas por influência da natureza. Formando - se novas paisagens, mas trata-se de um processo lento.

A erosão acelerada: Ocorre quando as pessoas criam condições para que as enxurradas das chuvas arrastem os solos. O abate de árvores e as queimadas da vegetação são exemplos de práticas que destroem a proteção natural dos solos.

Como visualizamos a erosão na paisagem?

Ravinas: São fendas que aparecem no solo e são provocados por grandes quantidades de água arrastadas ao mesmo tempo. Podem atingir muitos metros de profundidade.


Ravinas em desenvolvimento: É menos profunda que a ravina, se várias dessas fendas forem mais ou menos paralelas e aproximadas, então encontra-se formando todo um sistema de ravinas.

Regatos: São aberturas no solo que se parecem com uma pequena ravina (cerca de 30 cm de profundidade). O regato pode-se desenvolver até formar uma ravina. O regato pode-se desenvolver até formar uma ravina. Formam-se um sistema que tende a expandir-se montanha acima.

Terras pobres: É uma área que se tornou inacessível devido a proximidade de um sistema de ravinas. Geralmente isso é um problema quando se usa maquinaria agrícola.

Rochas na superfície: Se toda a camada de solo for arrastada, teremos então somente o extrato rochoso, este que não é arrastado pela força da água. Se o solo for de pouca profundidade, isso fica mais visível.

Sistema de raiz exposta

O sistema radicular das plantas têm a capacidade de reter o solo. Nas árvores, são importantes as ramificações finais do sistema de raízes para esta retenção. Se a camada superior do solo desaparecer, as raízes ficam expostas.


FONTE: Hil Kuypers, Anne Molema, Egger Topper Luta contra a erosão nas regiões tropicais, 2005.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS