RSS

Geografia da População - Senegal


Historia Senegal

Diversos restos pré-históricos comprovam que a ocupação humana do atual território do Senegal remonta a mais de 350.000 anos atrás. A ilha de Gorée, em frente a Dakar, foi durante séculos um dos mais importantes centros de tráfico de escravos da África. Ali se estabeleceram primeiramenre os portugueses, depois os holandeses, e finalmente os franceses.

Ao longo dos séculos XVII e XVIII os colonizadores europeus exportaram escravos, goma arábica, ouro e marfim do Senegal.

Formação do território de Senegal



Entre 1693 a 1814, a França e o Reino Unido se alternaram no controle do litoral senegalês.
No fim do século XIX, o Senegal passou a integrar a África Ocidental Francesa e em 1946 o país tornou-se território ultramarino da França.
Em 1958, a antiga colônia tornou-se uma república autônoma e no ano seguinte, sob o patrocínio da metrópole, se uniu ao Sudão Francês  para formar a Federação do Mali.

Em agosto de 1960 declarou-se independente e elegeu como presidente Léopold Sédar Senghor.

Movimento Separatista

Senghor governou o país por mais de vinte anos, até 1981, quando renunciou por idade, favor de seu primeiro-ministro, Abdou Diouf.
No mesmo ano, um golpe de estado na vizinha Gâmbia motivou a intervenção de tropas senegalesas, e em 1º de fevereiro de 1982 foi constituída a Confederação da Senegâmbia.

 Desde 1982, o Movimento das Forças Democráticas de Casamance (MFDC) luta pela independência da região de Casamance, ao sul de Gâmbia. Diouf foi reeleito em 1988 e 1993, em meio a acusações de fraude. Apesar de acordos com o grupo separatista de cessar-fogo em 2000 e 2001, os combates prosseguem.

Em 2001, uma nova constituição é aprovada. Em 2004, o governo chega a um acordo com os separatistas de Casamance, mas uma facção rebelde continua lutando. Em setembro de 2009, recrudesce a violência em Casamance,  soldados e civis são mortos

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS