Piaget desenvolveu quatro períodos de relacionamento com a realidade que
o indivíduo possui e são eles:
* 1º período:
Sensório-motor (0 à 2 anos) - Nesse período a criança sai de um universo
caótico, no qual ela possui apenas
movimentos de reflexo, para uma situação onde ela já começa a se
entender como agente e paciente dos eventos que nela ocorrem.
* 2º Período: Pré-operatório (2 à 7 anos) - A
marca da passagem para esse período é a dominação da linguagem por parte da
criança, isso demonstra que ela já possui alguma organização mental, no entanto
a característica fundamental dessa fase é o egocentrismo, no qual a criança não
consegue imaginar nenhuma realidade na qual ela não esteja inserida,
evidenciando assim que apesar de dominar a linguagem a criança ainda não possui
plena coordenação mental.
* 3º Período : Período de operações concretas
(7 à 12 anos) - Neste período além de perder aula característica egocentrista,
a criança também adquire a interiorização do raciocínio, ou seja , ela consegue
responder a perguntas sem ter que coloca-las em prática que era uma característica
do período sensório-motor.
* 4º Período: Período
das operações formais (mais de 12 anos) - É nesta fase que o individuo obterá o
seu equilíbrio, Piaget coloca que esta é a fase final do processo de
aprendizagem da criança, onde ele formará suas próprias opiniões sobre a
realidade em que vive e contesta-las, isso não quer dizer que haverá uma
estagnação na aprendizagem do sujeito, porém esta fase irá formar grande parte
do que ele será na vida adulta.