RSS

As camadas da atmosfera

Segundo João Baptista Sonnemaker estas são as camadas atmosfera:

Troposfera – a camada mais baixa da atmosfera e contém cerca de 75% da atmosfera, é a camada que nos envolve diretamente, na qual a maioria das atividades humana se realiza. Nesta camada é encontrada uma composição de gases que propicia a vida humana, assim como os fenômenos de precipitação e outros com a neve, granizo etc.

Estratosfera – é a segunda camada principal da atmosfera e estende-se deste a tropopausa até cerca de 50 quilômetros acima do solo. Na estratosfera a temperatura geralmente aumenta com a altitude. Como a densidade do ar é muito menor, até mesmo uma absorção pequena  de radiação solar pelos constituintes atmosféricos, notadamente o ozônio, produz um grande aumento de temperatura. A estratosfera contém grande parte do ozônio total atmosférico. A concentração máxima de ozônio ocorre um torno da altitude de 22,00 quilômetros acima da superfície terrestre.

Ionosfera ou termosfera
– camada eletrizada, ótima condutora de eletricidade devido á presença de íons eletrificados. A ionização da camada é conseqüência da absorção dos raios gama, raios X e ultravioleta penetrante do Sol. Atinge de 400 a 500 km; também chamado termosfera. Sua ionização é maior durante o dia devido ao efeito da radiação solar. Apresenta carga positiva em contraste com a carga negativa da superfície terrestre.

Exosfera – mudança gradativa da atmosfera terrestre em espaço interplanetário, sem limite definido. É tão ionizada quanto à ionosfera: supõe-se que sua altura atinja 1.000 km.
Não exerce a filtragem da radiação solar devido a pouca densidade de suas partículas. Ar muito rarefeito.





Bibliografia:

 AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. São Paulo: Bertrand Brasil, 1983, p. 1-10 e 15-22.
CONTI, José Bueno. Clima e meio ambiente. São Paulo: Ed. Atual, 1998, p. 15.
SONNEMAKER, João Baptista. Meteorologia. 21. Ed. São Paulo: Ed. Asa, 1999.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS